DIFERENÇAS, DEFICIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES NO ATO EDUCATIVO
De acordo com os estudos realizados as pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentam prejuízos significativos nas funções executivas. Assim, é imprescindível a organização de estratégias educacionais que auxiliem no desenvolvimento das funções executivas. As funções executivas se referem a habilidade e capacidade de realizar e executar determinada ação, são habilidades cognitivas que controlam e regulam nossos pensamentos, emoções e ações. São divididas em:
(1) Autocontrole (2) Memória de Trabalho (3) Flexibilidade Cognitiva
Enumere as afirmativas de acordo:
( ) Refere-se a capacidade de conservar na memória as informações, as instruções e as orientações e manipulá-las mentalmente durante a realização, execução da atividade.
( ) Refere-se à capacidade de resistir aos distratores, privilegiando a ação desejada.
( ) Refere-se ao pensamento criativo na resolução de problemas.
( ) Responsável por auxiliar na manutenção da atenção e da concentração e no controle da impulsividade.
( ) Refere-se à capacidade de adaptação às inconstâncias e aos imprevistos, às alterações de percurso, de rotina, de tarefa, etc.
Marque a sequência correta:
2, 1, 3, 1, 3
1, 3, 2, 1, 3
2, 2, 1, 1, 3
2, 1, 3, 2, 1
1, 2, 3, 1, 2
Conforme estudamos nesse capítulo, as pessoas que apresentam um quadro de Transtorno do Espectro Autista são muito diferentes entre si, embora apresentem prejuízos em áreas do desenvolvimento comuns. Assim, algumas características e os prejuízos podem acometer o indivíduo em maior ou menor grau. Dentre essas características estão, EXCETO:
Podem apresentar alto funcionamento em áreas de interesse restrito que ajudam a pessoa a se acalmar, a se concentrar e a aliviar a ansiedade.
Podem apresentar rigidez mental devido à inflexibilidade cognitiva, com prejuízo na capacidade de adaptação, criatividade e espontaneidade e positividade.
Podem apresentar comportamentos inflexíveis, dificuldades comunicacionais e de reciprocidades sociais com maior ou menor prejuízo.
Podem apresentar estereotipias por meio de ações repetitivas ou ritualísticas que podem se apresentar no movimento, na postura, ou na fala.
Podem apresentar ausência de qualquer comunicação ou dificuldades na fala e comunicação com prejuízos no seu desenvolvimento.
De acordo com Renzulli (2004), para promover a inclusão escolar dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, faz-se necessário, abranger todos os envolvidos a planejarem novas diretrizes. Nesse sentido, o autor destaca aspectos e reflexões fundamentais, tais como:
Marque a única afirmativa INCORRETA:
A oferta de formação continuada dos professores na implantação de propostas para garantia da acessibilidade desses estudantes aos saberes, em condições favoráveis e participação ativa nas diversas situações educacionais, nos diferentes contextos escolares e para a eliminação das barreiras.
Desenvolvimento de metodologias de ensino que priorizem a pesquisa e estudos autônomos com a valorização dos seus centros de interesses, otimizando e ampliando as habilidades em determinadas áreas.
Um ambiente pedagógico precisa ser flexível e problematizador, incluir materiais de consulta diversificado impresso e/ou eletrônico, dentre outros.
O acesso ao conhecimento pode ser propiciado com atividades extras, desafiadoras, problematizadoras conforme metodologia ativa de aprendizagem e sistemas de monitoria (aulas invertidas).
Oferecer um programa de aceleração dos conteúdos, com currículo próprio e ações educacionais diferenciadas e favorecer atitudes culturais na escola.
Pensar a construção de práticas pedagógicas acessíveis para a escolarização de todos em sala de aula exige uma parceria colaborativa com o professor da sala comum, a disponibilização de serviços e recursos da Educação Especial e colaboração de outros profissionais especializados. Nesse aspecto, a Resolução CNE/CEB Nº 2/2001, em seu art. 17, preconiza que:
I - As escolas têm a responsabilidade de promover condições de acessibilidade, flexibilização e adequação do currículo.
II - As escolas são responsáveis pela flexibilização da ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento.
III – As escolas precisam organizar a adequação do ensino às necessidades de aprendizagem dos estudantes.
IV – As escolas são responsáveis pela implementação de estratégias para flexibilizar os procedimentos didáticos pedagógicos.
V – A escola precisa se comprometer com práticas inclusivas asseguradas no Projeto Político Pedagógico da escola. O Projeto Político Pedagógico constitui a identidade do sistema escolar e pode ser o mesmo para escolas que atendam a realidades similares.
Marque a sequência de alternativas corretas:
II, III, IV e V apenas
III, IV e V apenas
I, II, III, IV e V
I e II apenas
I, II, III, IV apenas
Conforme estudamos nesse capitulo, o Projeto Político Pedagógico - PPP se configura instrumento de planejamento e avaliação para o qual todos os membros da equipe precisam atentar e consultar na tomada. A Conferência Nacional de Educação (CONAE) reforça a ideia de que o PPP é um dos pilares da educação, uma vez que é por meio dele que se concretiza a participação e o compromisso de todos na definição de metas e na implementação de ações. Para tanto é fundamental que o PPP:
Marque V para alternativas verdadeiras e F para alternativas falsas:
( ) Contemple e oriente a operacionalização de um currículo flexível, com a disponibilização de recursos e meios adequados para atingir os objetivos educacionais condizentes com o contexto e coerentes com as propostas educacionais.
( ) Assegure a presença dos serviços da Educação Especial no interior das escolas, para que os estudantes tenham acesso a ações e estratégias adequadas.
( ) Assegure a presença dos serviços da Educação Especial para todos os estudantes que tenham dificuldades de aprendizagem.
( ) Contemple possibilidades de complementar, adequar e suplementar o currículo, sempre que necessário.
( ) Se configure instrumento de planejamento das ações e avaliação do trabalho da equipe sendo eficiente documento de referência, norteador e regulador de experiências e ações pedagógicas.
Marque a sequência correta:
V, V, V, V, F
V, V, F, V, F
V, V, F, F, F
V, V, V, V, V
V, V, F, V, V
Conforme apresentado no capítulo em estudo, organizar um espaço educativo inclusivo para o estudante com Deficiência Intelectual demanda um trabalho articulado entre toda a comunidade escolar, para favorecer a inclusão com aprendizado e participação, tornando as informações e conhecimentos acessíveis. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:
I – O professor ele deve direcionar seu trabalho para as consequências da deficiência, para as barreiras do contexto e para os processos compensatórios em um trabalho centrado não na deficiência, mas nos desafios que dela surgem.
II – O trabalho pedagógico precisa priorizar e conferir esforços nas habilidades e potenciais do funcionamento cognitivo do estudante, de modo que as escolhas didáticas e pedagógicas percebam e eliminem as barreiras impostas pelo contexto.
III – A prática educacional se restringe a adequações curriculares, redução dos conteúdos, simplificações e facilitações de métodos e técnicas.
IV – Priorizar o acesso ao conhecimento por meio de recursos, flexibilizações e adequações que tornem os conteúdos e as atividades significativas e motivadoras.
V – O professor precisa conhecer o estudante, considerá-lo integralmente, compreender de que forma as mediações influenciam seu potencial intelectual, analisar e organizar recursos adequados, propor caminhos alternativos.
Marque a sequência de alternativas corretas:
I, II, III, IV e V
IV e V apenas
I, II, IV e V apenas
I, II, e V apenas
I, II e III apenas
Conforme estudamos, é preciso reconhecer as especificidades da deficiência visual, sua conceituação e sua caracterização. Assim, poderemos avançar no sentido de perceber as demandas do contexto escolar, sua configuração e quais as reais necessidades de reorganização de seus procedimentos e técnicas, adequações e flexibilizações para inclusão escolar desse público. Sobre a conceituação e a caracterização da deficiência visual:
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão e inclui dois grupos de condições distintas: cegueira e baixa visão.
( ) A cegueira é uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente.
( ) A cegueira pode ocorrer desde o nascimento (cegueira congênita), ou posteriormente (cegueira adventícia, usualmente conhecida como adquirida) em decorrência de causas orgânicas ou acidentais.
( ) A baixa visão caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual em ambos os olhos que não pode ser sanado com o uso de óculos convencionais, lentes de contato ou cirurgias oftalmológicas.
( ) A baixa visão corresponde à acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no olho de melhor visão e com a melhor correção óptica. Considera-se também baixa visão quando a medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60 graus ou ainda quando ocorrer simultaneamente quaisquer condições anteriores.
Marque a sequência correta:
V, V, V, V, F
V, F, V, V, V
V, F, F, V, V
V, V, V, V, V
F, F, V, V, V
De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 no art. 2º:
Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educativas especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos (BRASIL, 2001b).
É correto afirmar que:
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que a Educação Especial deve cumprir com a escolarização em seus espaços escolares com a oferta de recursos humanos, materiais e financeiros para estudantes com necessidades educativas especiais.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende a Educação Especial como sistema educacional com proposta pedagógica própria para estudantes com deficiência.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que os sistemas de ensino devem garantir a modalidade de Educação Especial em seus espaços escolares com a oferta de recursos humanos, materiais e financeiros para viabilizar e sustentar o processo de construção da educação inclusiva desse público.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende a Educação Especial como centros de apoio equipados com recursos e serviços educacionais para estudantes com necessidades educativas especiais.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que a Educação Especial deve garantir o aprendizado e desenvolvimento, conforme currículo próprio, aos estudantes com necessidades educativas especiais.
Pensar a inclusão escolas de estudantes com Altas Habilidades e/ou Superdotação requer promover adequações e flexibilizações, acionar a complexa cadeia das funções mentais superiores, embasando-se nas várias inteligências propostas por Gardner. Howard Gardner (1995), durante todo o seu estudo sobre as múltiplas inteligências, identificou oito tipos, dentre eles:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) Inteligência linguística: envolve a sensibilidade para a língua falada e escrita, a habilidade de aprender línguas e a capacidade de usar a língua para atingir certos objetivos.
( ) Inteligência lógico-matemática: envolve potencial de reconhecer e manipular os padrões do espaço, aqueles usados por navegadores e pilotos, bem como os padrões de áreas mais confinadas, como os que são importantes para escultores, cirurgiões, jogadores de xadrez etc.
( ) Inteligência corporal-cinestésica: as pessoas que desenvolvem esta inteligência se expressam pelo movimento, têm bom sentido de equilíbrio e coordenação motora e lembram e processam as informações por meio da interação com o entorno espacial.
( ) Inteligência naturalística: habilidades de perceber padrões complexos no ambiente natural, pensam e preocupam-se com as consequências ecológicas de suas ações e dos outros; gostam de ter e cuidar de animais; de plantar e cuidar de plantas.
( ) Inteligência interpessoal: envolve a capacidade de a pessoa se conhecer, incluindo aí os próprios desejos, medos e capacidade e de usar estas informações com eficiência para regular a própria vida.
Marque a sequência correta:
2, 1, 3, 1, 3
1, 3, 2, 1, 3
2, 2, 1, 1, 3
2, 1, 3, 2, 1
1, 2, 3, 1, 2
Conforme estudamos nesse capítulo, as pessoas que apresentam um quadro de Transtorno do Espectro Autista são muito diferentes entre si, embora apresentem prejuízos em áreas do desenvolvimento comuns. Assim, algumas características e os prejuízos podem acometer o indivíduo em maior ou menor grau. Dentre essas características estão, EXCETO:
Podem apresentar alto funcionamento em áreas de interesse restrito que ajudam a pessoa a se acalmar, a se concentrar e a aliviar a ansiedade.
Podem apresentar rigidez mental devido à inflexibilidade cognitiva, com prejuízo na capacidade de adaptação, criatividade e espontaneidade e positividade.
Podem apresentar comportamentos inflexíveis, dificuldades comunicacionais e de reciprocidades sociais com maior ou menor prejuízo.
Podem apresentar estereotipias por meio de ações repetitivas ou ritualísticas que podem se apresentar no movimento, na postura, ou na fala.
Podem apresentar ausência de qualquer comunicação ou dificuldades na fala e comunicação com prejuízos no seu desenvolvimento.
De acordo com Renzulli (2004), para promover a inclusão escolar dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, faz-se necessário, abranger todos os envolvidos a planejarem novas diretrizes. Nesse sentido, o autor destaca aspectos e reflexões fundamentais, tais como:
Marque a única afirmativa INCORRETA:
A oferta de formação continuada dos professores na implantação de propostas para garantia da acessibilidade desses estudantes aos saberes, em condições favoráveis e participação ativa nas diversas situações educacionais, nos diferentes contextos escolares e para a eliminação das barreiras.
Desenvolvimento de metodologias de ensino que priorizem a pesquisa e estudos autônomos com a valorização dos seus centros de interesses, otimizando e ampliando as habilidades em determinadas áreas.
Um ambiente pedagógico precisa ser flexível e problematizador, incluir materiais de consulta diversificado impresso e/ou eletrônico, dentre outros.
O acesso ao conhecimento pode ser propiciado com atividades extras, desafiadoras, problematizadoras conforme metodologia ativa de aprendizagem e sistemas de monitoria (aulas invertidas).
Oferecer um programa de aceleração dos conteúdos, com currículo próprio e ações educacionais diferenciadas e favorecer atitudes culturais na escola.
Pensar a construção de práticas pedagógicas acessíveis para a escolarização de todos em sala de aula exige uma parceria colaborativa com o professor da sala comum, a disponibilização de serviços e recursos da Educação Especial e colaboração de outros profissionais especializados. Nesse aspecto, a Resolução CNE/CEB Nº 2/2001, em seu art. 17, preconiza que:
I - As escolas têm a responsabilidade de promover condições de acessibilidade, flexibilização e adequação do currículo.
II - As escolas são responsáveis pela flexibilização da ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento.
III – As escolas precisam organizar a adequação do ensino às necessidades de aprendizagem dos estudantes.
IV – As escolas são responsáveis pela implementação de estratégias para flexibilizar os procedimentos didáticos pedagógicos.
V – A escola precisa se comprometer com práticas inclusivas asseguradas no Projeto Político Pedagógico da escola. O Projeto Político Pedagógico constitui a identidade do sistema escolar e pode ser o mesmo para escolas que atendam a realidades similares.
Marque a sequência de alternativas corretas:
II, III, IV e V apenas
III, IV e V apenas
I, II, III, IV e V
I e II apenas
I, II, III, IV apenas
Conforme estudamos nesse capitulo, o Projeto Político Pedagógico - PPP se configura instrumento de planejamento e avaliação para o qual todos os membros da equipe precisam atentar e consultar na tomada. A Conferência Nacional de Educação (CONAE) reforça a ideia de que o PPP é um dos pilares da educação, uma vez que é por meio dele que se concretiza a participação e o compromisso de todos na definição de metas e na implementação de ações. Para tanto é fundamental que o PPP:
Marque V para alternativas verdadeiras e F para alternativas falsas:
( ) Contemple e oriente a operacionalização de um currículo flexível, com a disponibilização de recursos e meios adequados para atingir os objetivos educacionais condizentes com o contexto e coerentes com as propostas educacionais.
( ) Assegure a presença dos serviços da Educação Especial no interior das escolas, para que os estudantes tenham acesso a ações e estratégias adequadas.
( ) Assegure a presença dos serviços da Educação Especial para todos os estudantes que tenham dificuldades de aprendizagem.
( ) Contemple possibilidades de complementar, adequar e suplementar o currículo, sempre que necessário.
( ) Se configure instrumento de planejamento das ações e avaliação do trabalho da equipe sendo eficiente documento de referência, norteador e regulador de experiências e ações pedagógicas.
Marque a sequência correta:
V, V, V, V, F
V, V, F, V, F
V, V, F, F, F
V, V, V, V, V
V, V, F, V, V
Conforme apresentado no capítulo em estudo, organizar um espaço educativo inclusivo para o estudante com Deficiência Intelectual demanda um trabalho articulado entre toda a comunidade escolar, para favorecer a inclusão com aprendizado e participação, tornando as informações e conhecimentos acessíveis. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:
I – O professor ele deve direcionar seu trabalho para as consequências da deficiência, para as barreiras do contexto e para os processos compensatórios em um trabalho centrado não na deficiência, mas nos desafios que dela surgem.
II – O trabalho pedagógico precisa priorizar e conferir esforços nas habilidades e potenciais do funcionamento cognitivo do estudante, de modo que as escolhas didáticas e pedagógicas percebam e eliminem as barreiras impostas pelo contexto.
III – A prática educacional se restringe a adequações curriculares, redução dos conteúdos, simplificações e facilitações de métodos e técnicas.
IV – Priorizar o acesso ao conhecimento por meio de recursos, flexibilizações e adequações que tornem os conteúdos e as atividades significativas e motivadoras.
V – O professor precisa conhecer o estudante, considerá-lo integralmente, compreender de que forma as mediações influenciam seu potencial intelectual, analisar e organizar recursos adequados, propor caminhos alternativos.
Marque a sequência de alternativas corretas:
I, II, III, IV e V
IV e V apenas
I, II, IV e V apenas
I, II, e V apenas
I, II e III apenas
Conforme estudamos, é preciso reconhecer as especificidades da deficiência visual, sua conceituação e sua caracterização. Assim, poderemos avançar no sentido de perceber as demandas do contexto escolar, sua configuração e quais as reais necessidades de reorganização de seus procedimentos e técnicas, adequações e flexibilizações para inclusão escolar desse público. Sobre a conceituação e a caracterização da deficiência visual:
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão e inclui dois grupos de condições distintas: cegueira e baixa visão.
( ) A cegueira é uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente.
( ) A cegueira pode ocorrer desde o nascimento (cegueira congênita), ou posteriormente (cegueira adventícia, usualmente conhecida como adquirida) em decorrência de causas orgânicas ou acidentais.
( ) A baixa visão caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual em ambos os olhos que não pode ser sanado com o uso de óculos convencionais, lentes de contato ou cirurgias oftalmológicas.
( ) A baixa visão corresponde à acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no olho de melhor visão e com a melhor correção óptica. Considera-se também baixa visão quando a medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60 graus ou ainda quando ocorrer simultaneamente quaisquer condições anteriores.
Marque a sequência correta:
V, V, V, V, F
V, F, V, V, V
V, F, F, V, V
V, V, V, V, V
F, F, V, V, V
De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 no art. 2º:
Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educativas especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos (BRASIL, 2001b).
É correto afirmar que:
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que a Educação Especial deve cumprir com a escolarização em seus espaços escolares com a oferta de recursos humanos, materiais e financeiros para estudantes com necessidades educativas especiais.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende a Educação Especial como sistema educacional com proposta pedagógica própria para estudantes com deficiência.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que os sistemas de ensino devem garantir a modalidade de Educação Especial em seus espaços escolares com a oferta de recursos humanos, materiais e financeiros para viabilizar e sustentar o processo de construção da educação inclusiva desse público.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende a Educação Especial como centros de apoio equipados com recursos e serviços educacionais para estudantes com necessidades educativas especiais.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que a Educação Especial deve garantir o aprendizado e desenvolvimento, conforme currículo próprio, aos estudantes com necessidades educativas especiais.
Pensar a inclusão escolas de estudantes com Altas Habilidades e/ou Superdotação requer promover adequações e flexibilizações, acionar a complexa cadeia das funções mentais superiores, embasando-se nas várias inteligências propostas por Gardner. Howard Gardner (1995), durante todo o seu estudo sobre as múltiplas inteligências, identificou oito tipos, dentre eles:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) Inteligência linguística: envolve a sensibilidade para a língua falada e escrita, a habilidade de aprender línguas e a capacidade de usar a língua para atingir certos objetivos.
( ) Inteligência lógico-matemática: envolve potencial de reconhecer e manipular os padrões do espaço, aqueles usados por navegadores e pilotos, bem como os padrões de áreas mais confinadas, como os que são importantes para escultores, cirurgiões, jogadores de xadrez etc.
( ) Inteligência corporal-cinestésica: as pessoas que desenvolvem esta inteligência se expressam pelo movimento, têm bom sentido de equilíbrio e coordenação motora e lembram e processam as informações por meio da interação com o entorno espacial.
( ) Inteligência naturalística: habilidades de perceber padrões complexos no ambiente natural, pensam e preocupam-se com as consequências ecológicas de suas ações e dos outros; gostam de ter e cuidar de animais; de plantar e cuidar de plantas.
( ) Inteligência interpessoal: envolve a capacidade de a pessoa se conhecer, incluindo aí os próprios desejos, medos e capacidade e de usar estas informações com eficiência para regular a própria vida.
Marque a sequência correta:
Podem apresentar alto funcionamento em áreas de interesse restrito que ajudam a pessoa a se acalmar, a se concentrar e a aliviar a ansiedade.
Podem apresentar rigidez mental devido à inflexibilidade cognitiva, com prejuízo na capacidade de adaptação, criatividade e espontaneidade e positividade.
Podem apresentar comportamentos inflexíveis, dificuldades comunicacionais e de reciprocidades sociais com maior ou menor prejuízo.
Podem apresentar estereotipias por meio de ações repetitivas ou ritualísticas que podem se apresentar no movimento, na postura, ou na fala.
Podem apresentar ausência de qualquer comunicação ou dificuldades na fala e comunicação com prejuízos no seu desenvolvimento.
De acordo com Renzulli (2004), para promover a inclusão escolar dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, faz-se necessário, abranger todos os envolvidos a planejarem novas diretrizes. Nesse sentido, o autor destaca aspectos e reflexões fundamentais, tais como:
Marque a única afirmativa INCORRETA:
A oferta de formação continuada dos professores na implantação de propostas para garantia da acessibilidade desses estudantes aos saberes, em condições favoráveis e participação ativa nas diversas situações educacionais, nos diferentes contextos escolares e para a eliminação das barreiras.
Desenvolvimento de metodologias de ensino que priorizem a pesquisa e estudos autônomos com a valorização dos seus centros de interesses, otimizando e ampliando as habilidades em determinadas áreas.
Um ambiente pedagógico precisa ser flexível e problematizador, incluir materiais de consulta diversificado impresso e/ou eletrônico, dentre outros.
O acesso ao conhecimento pode ser propiciado com atividades extras, desafiadoras, problematizadoras conforme metodologia ativa de aprendizagem e sistemas de monitoria (aulas invertidas).
Oferecer um programa de aceleração dos conteúdos, com currículo próprio e ações educacionais diferenciadas e favorecer atitudes culturais na escola.
Pensar a construção de práticas pedagógicas acessíveis para a escolarização de todos em sala de aula exige uma parceria colaborativa com o professor da sala comum, a disponibilização de serviços e recursos da Educação Especial e colaboração de outros profissionais especializados. Nesse aspecto, a Resolução CNE/CEB Nº 2/2001, em seu art. 17, preconiza que:
I - As escolas têm a responsabilidade de promover condições de acessibilidade, flexibilização e adequação do currículo.
II - As escolas são responsáveis pela flexibilização da ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento.
III – As escolas precisam organizar a adequação do ensino às necessidades de aprendizagem dos estudantes.
IV – As escolas são responsáveis pela implementação de estratégias para flexibilizar os procedimentos didáticos pedagógicos.
V – A escola precisa se comprometer com práticas inclusivas asseguradas no Projeto Político Pedagógico da escola. O Projeto Político Pedagógico constitui a identidade do sistema escolar e pode ser o mesmo para escolas que atendam a realidades similares.
Marque a sequência de alternativas corretas:
II, III, IV e V apenas
III, IV e V apenas
I, II, III, IV e V
I e II apenas
I, II, III, IV apenas
Conforme estudamos nesse capitulo, o Projeto Político Pedagógico - PPP se configura instrumento de planejamento e avaliação para o qual todos os membros da equipe precisam atentar e consultar na tomada. A Conferência Nacional de Educação (CONAE) reforça a ideia de que o PPP é um dos pilares da educação, uma vez que é por meio dele que se concretiza a participação e o compromisso de todos na definição de metas e na implementação de ações. Para tanto é fundamental que o PPP:
Marque V para alternativas verdadeiras e F para alternativas falsas:
( ) Contemple e oriente a operacionalização de um currículo flexível, com a disponibilização de recursos e meios adequados para atingir os objetivos educacionais condizentes com o contexto e coerentes com as propostas educacionais.
( ) Assegure a presença dos serviços da Educação Especial no interior das escolas, para que os estudantes tenham acesso a ações e estratégias adequadas.
( ) Assegure a presença dos serviços da Educação Especial para todos os estudantes que tenham dificuldades de aprendizagem.
( ) Contemple possibilidades de complementar, adequar e suplementar o currículo, sempre que necessário.
( ) Se configure instrumento de planejamento das ações e avaliação do trabalho da equipe sendo eficiente documento de referência, norteador e regulador de experiências e ações pedagógicas.
Marque a sequência correta:
V, V, V, V, F
V, V, F, V, F
V, V, F, F, F
V, V, V, V, V
V, V, F, V, V
Conforme apresentado no capítulo em estudo, organizar um espaço educativo inclusivo para o estudante com Deficiência Intelectual demanda um trabalho articulado entre toda a comunidade escolar, para favorecer a inclusão com aprendizado e participação, tornando as informações e conhecimentos acessíveis. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:
I – O professor ele deve direcionar seu trabalho para as consequências da deficiência, para as barreiras do contexto e para os processos compensatórios em um trabalho centrado não na deficiência, mas nos desafios que dela surgem.
II – O trabalho pedagógico precisa priorizar e conferir esforços nas habilidades e potenciais do funcionamento cognitivo do estudante, de modo que as escolhas didáticas e pedagógicas percebam e eliminem as barreiras impostas pelo contexto.
III – A prática educacional se restringe a adequações curriculares, redução dos conteúdos, simplificações e facilitações de métodos e técnicas.
IV – Priorizar o acesso ao conhecimento por meio de recursos, flexibilizações e adequações que tornem os conteúdos e as atividades significativas e motivadoras.
V – O professor precisa conhecer o estudante, considerá-lo integralmente, compreender de que forma as mediações influenciam seu potencial intelectual, analisar e organizar recursos adequados, propor caminhos alternativos.
Marque a sequência de alternativas corretas:
I, II, III, IV e V
IV e V apenas
I, II, IV e V apenas
I, II, e V apenas
I, II e III apenas
Conforme estudamos, é preciso reconhecer as especificidades da deficiência visual, sua conceituação e sua caracterização. Assim, poderemos avançar no sentido de perceber as demandas do contexto escolar, sua configuração e quais as reais necessidades de reorganização de seus procedimentos e técnicas, adequações e flexibilizações para inclusão escolar desse público. Sobre a conceituação e a caracterização da deficiência visual:
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão e inclui dois grupos de condições distintas: cegueira e baixa visão.
( ) A cegueira é uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente.
( ) A cegueira pode ocorrer desde o nascimento (cegueira congênita), ou posteriormente (cegueira adventícia, usualmente conhecida como adquirida) em decorrência de causas orgânicas ou acidentais.
( ) A baixa visão caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual em ambos os olhos que não pode ser sanado com o uso de óculos convencionais, lentes de contato ou cirurgias oftalmológicas.
( ) A baixa visão corresponde à acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no olho de melhor visão e com a melhor correção óptica. Considera-se também baixa visão quando a medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60 graus ou ainda quando ocorrer simultaneamente quaisquer condições anteriores.
Marque a sequência correta:
V, V, V, V, F
V, F, V, V, V
V, F, F, V, V
V, V, V, V, V
F, F, V, V, V
De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 no art. 2º:
Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educativas especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos (BRASIL, 2001b).
É correto afirmar que:
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que a Educação Especial deve cumprir com a escolarização em seus espaços escolares com a oferta de recursos humanos, materiais e financeiros para estudantes com necessidades educativas especiais.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende a Educação Especial como sistema educacional com proposta pedagógica própria para estudantes com deficiência.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que os sistemas de ensino devem garantir a modalidade de Educação Especial em seus espaços escolares com a oferta de recursos humanos, materiais e financeiros para viabilizar e sustentar o processo de construção da educação inclusiva desse público.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende a Educação Especial como centros de apoio equipados com recursos e serviços educacionais para estudantes com necessidades educativas especiais.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que a Educação Especial deve garantir o aprendizado e desenvolvimento, conforme currículo próprio, aos estudantes com necessidades educativas especiais.
Pensar a inclusão escolas de estudantes com Altas Habilidades e/ou Superdotação requer promover adequações e flexibilizações, acionar a complexa cadeia das funções mentais superiores, embasando-se nas várias inteligências propostas por Gardner. Howard Gardner (1995), durante todo o seu estudo sobre as múltiplas inteligências, identificou oito tipos, dentre eles:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) Inteligência linguística: envolve a sensibilidade para a língua falada e escrita, a habilidade de aprender línguas e a capacidade de usar a língua para atingir certos objetivos.
( ) Inteligência lógico-matemática: envolve potencial de reconhecer e manipular os padrões do espaço, aqueles usados por navegadores e pilotos, bem como os padrões de áreas mais confinadas, como os que são importantes para escultores, cirurgiões, jogadores de xadrez etc.
( ) Inteligência corporal-cinestésica: as pessoas que desenvolvem esta inteligência se expressam pelo movimento, têm bom sentido de equilíbrio e coordenação motora e lembram e processam as informações por meio da interação com o entorno espacial.
( ) Inteligência naturalística: habilidades de perceber padrões complexos no ambiente natural, pensam e preocupam-se com as consequências ecológicas de suas ações e dos outros; gostam de ter e cuidar de animais; de plantar e cuidar de plantas.
( ) Inteligência interpessoal: envolve a capacidade de a pessoa se conhecer, incluindo aí os próprios desejos, medos e capacidade e de usar estas informações com eficiência para regular a própria vida.
Marque a sequência correta:
A oferta de formação continuada dos professores na implantação de propostas para garantia da acessibilidade desses estudantes aos saberes, em condições favoráveis e participação ativa nas diversas situações educacionais, nos diferentes contextos escolares e para a eliminação das barreiras.
Desenvolvimento de metodologias de ensino que priorizem a pesquisa e estudos autônomos com a valorização dos seus centros de interesses, otimizando e ampliando as habilidades em determinadas áreas.
Um ambiente pedagógico precisa ser flexível e problematizador, incluir materiais de consulta diversificado impresso e/ou eletrônico, dentre outros.
O acesso ao conhecimento pode ser propiciado com atividades extras, desafiadoras, problematizadoras conforme metodologia ativa de aprendizagem e sistemas de monitoria (aulas invertidas).
Oferecer um programa de aceleração dos conteúdos, com currículo próprio e ações educacionais diferenciadas e favorecer atitudes culturais na escola.
Pensar a construção de práticas pedagógicas acessíveis para a escolarização de todos em sala de aula exige uma parceria colaborativa com o professor da sala comum, a disponibilização de serviços e recursos da Educação Especial e colaboração de outros profissionais especializados. Nesse aspecto, a Resolução CNE/CEB Nº 2/2001, em seu art. 17, preconiza que:
I - As escolas têm a responsabilidade de promover condições de acessibilidade, flexibilização e adequação do currículo.
II - As escolas são responsáveis pela flexibilização da ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento.
III – As escolas precisam organizar a adequação do ensino às necessidades de aprendizagem dos estudantes.
IV – As escolas são responsáveis pela implementação de estratégias para flexibilizar os procedimentos didáticos pedagógicos.
V – A escola precisa se comprometer com práticas inclusivas asseguradas no Projeto Político Pedagógico da escola. O Projeto Político Pedagógico constitui a identidade do sistema escolar e pode ser o mesmo para escolas que atendam a realidades similares.
Marque a sequência de alternativas corretas:
II, III, IV e V apenas
III, IV e V apenas
I, II, III, IV e V
I e II apenas
I, II, III, IV apenas
Conforme estudamos nesse capitulo, o Projeto Político Pedagógico - PPP se configura instrumento de planejamento e avaliação para o qual todos os membros da equipe precisam atentar e consultar na tomada. A Conferência Nacional de Educação (CONAE) reforça a ideia de que o PPP é um dos pilares da educação, uma vez que é por meio dele que se concretiza a participação e o compromisso de todos na definição de metas e na implementação de ações. Para tanto é fundamental que o PPP:
Marque V para alternativas verdadeiras e F para alternativas falsas:
( ) Contemple e oriente a operacionalização de um currículo flexível, com a disponibilização de recursos e meios adequados para atingir os objetivos educacionais condizentes com o contexto e coerentes com as propostas educacionais.
( ) Assegure a presença dos serviços da Educação Especial no interior das escolas, para que os estudantes tenham acesso a ações e estratégias adequadas.
( ) Assegure a presença dos serviços da Educação Especial para todos os estudantes que tenham dificuldades de aprendizagem.
( ) Contemple possibilidades de complementar, adequar e suplementar o currículo, sempre que necessário.
( ) Se configure instrumento de planejamento das ações e avaliação do trabalho da equipe sendo eficiente documento de referência, norteador e regulador de experiências e ações pedagógicas.
Marque a sequência correta:
V, V, V, V, F
V, V, F, V, F
V, V, F, F, F
V, V, V, V, V
V, V, F, V, V
Conforme apresentado no capítulo em estudo, organizar um espaço educativo inclusivo para o estudante com Deficiência Intelectual demanda um trabalho articulado entre toda a comunidade escolar, para favorecer a inclusão com aprendizado e participação, tornando as informações e conhecimentos acessíveis. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:
I – O professor ele deve direcionar seu trabalho para as consequências da deficiência, para as barreiras do contexto e para os processos compensatórios em um trabalho centrado não na deficiência, mas nos desafios que dela surgem.
II – O trabalho pedagógico precisa priorizar e conferir esforços nas habilidades e potenciais do funcionamento cognitivo do estudante, de modo que as escolhas didáticas e pedagógicas percebam e eliminem as barreiras impostas pelo contexto.
III – A prática educacional se restringe a adequações curriculares, redução dos conteúdos, simplificações e facilitações de métodos e técnicas.
IV – Priorizar o acesso ao conhecimento por meio de recursos, flexibilizações e adequações que tornem os conteúdos e as atividades significativas e motivadoras.
V – O professor precisa conhecer o estudante, considerá-lo integralmente, compreender de que forma as mediações influenciam seu potencial intelectual, analisar e organizar recursos adequados, propor caminhos alternativos.
Marque a sequência de alternativas corretas:
I, II, III, IV e V
IV e V apenas
I, II, IV e V apenas
I, II, e V apenas
I, II e III apenas
Conforme estudamos, é preciso reconhecer as especificidades da deficiência visual, sua conceituação e sua caracterização. Assim, poderemos avançar no sentido de perceber as demandas do contexto escolar, sua configuração e quais as reais necessidades de reorganização de seus procedimentos e técnicas, adequações e flexibilizações para inclusão escolar desse público. Sobre a conceituação e a caracterização da deficiência visual:
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão e inclui dois grupos de condições distintas: cegueira e baixa visão.
( ) A cegueira é uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente.
( ) A cegueira pode ocorrer desde o nascimento (cegueira congênita), ou posteriormente (cegueira adventícia, usualmente conhecida como adquirida) em decorrência de causas orgânicas ou acidentais.
( ) A baixa visão caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual em ambos os olhos que não pode ser sanado com o uso de óculos convencionais, lentes de contato ou cirurgias oftalmológicas.
( ) A baixa visão corresponde à acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no olho de melhor visão e com a melhor correção óptica. Considera-se também baixa visão quando a medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60 graus ou ainda quando ocorrer simultaneamente quaisquer condições anteriores.
Marque a sequência correta:
V, V, V, V, F
V, F, V, V, V
V, F, F, V, V
V, V, V, V, V
F, F, V, V, V
De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 no art. 2º:
Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educativas especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos (BRASIL, 2001b).
É correto afirmar que:
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que a Educação Especial deve cumprir com a escolarização em seus espaços escolares com a oferta de recursos humanos, materiais e financeiros para estudantes com necessidades educativas especiais.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende a Educação Especial como sistema educacional com proposta pedagógica própria para estudantes com deficiência.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que os sistemas de ensino devem garantir a modalidade de Educação Especial em seus espaços escolares com a oferta de recursos humanos, materiais e financeiros para viabilizar e sustentar o processo de construção da educação inclusiva desse público.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende a Educação Especial como centros de apoio equipados com recursos e serviços educacionais para estudantes com necessidades educativas especiais.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que a Educação Especial deve garantir o aprendizado e desenvolvimento, conforme currículo próprio, aos estudantes com necessidades educativas especiais.
Pensar a inclusão escolas de estudantes com Altas Habilidades e/ou Superdotação requer promover adequações e flexibilizações, acionar a complexa cadeia das funções mentais superiores, embasando-se nas várias inteligências propostas por Gardner. Howard Gardner (1995), durante todo o seu estudo sobre as múltiplas inteligências, identificou oito tipos, dentre eles:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) Inteligência linguística: envolve a sensibilidade para a língua falada e escrita, a habilidade de aprender línguas e a capacidade de usar a língua para atingir certos objetivos.
( ) Inteligência lógico-matemática: envolve potencial de reconhecer e manipular os padrões do espaço, aqueles usados por navegadores e pilotos, bem como os padrões de áreas mais confinadas, como os que são importantes para escultores, cirurgiões, jogadores de xadrez etc.
( ) Inteligência corporal-cinestésica: as pessoas que desenvolvem esta inteligência se expressam pelo movimento, têm bom sentido de equilíbrio e coordenação motora e lembram e processam as informações por meio da interação com o entorno espacial.
( ) Inteligência naturalística: habilidades de perceber padrões complexos no ambiente natural, pensam e preocupam-se com as consequências ecológicas de suas ações e dos outros; gostam de ter e cuidar de animais; de plantar e cuidar de plantas.
( ) Inteligência interpessoal: envolve a capacidade de a pessoa se conhecer, incluindo aí os próprios desejos, medos e capacidade e de usar estas informações com eficiência para regular a própria vida.
Marque a sequência correta:
II, III, IV e V apenas
III, IV e V apenas
I, II, III, IV e V
I e II apenas
I, II, III, IV apenas
Conforme estudamos nesse capitulo, o Projeto Político Pedagógico - PPP se configura instrumento de planejamento e avaliação para o qual todos os membros da equipe precisam atentar e consultar na tomada. A Conferência Nacional de Educação (CONAE) reforça a ideia de que o PPP é um dos pilares da educação, uma vez que é por meio dele que se concretiza a participação e o compromisso de todos na definição de metas e na implementação de ações. Para tanto é fundamental que o PPP:
Marque V para alternativas verdadeiras e F para alternativas falsas:
( ) Contemple e oriente a operacionalização de um currículo flexível, com a disponibilização de recursos e meios adequados para atingir os objetivos educacionais condizentes com o contexto e coerentes com as propostas educacionais.
( ) Assegure a presença dos serviços da Educação Especial no interior das escolas, para que os estudantes tenham acesso a ações e estratégias adequadas.
( ) Assegure a presença dos serviços da Educação Especial para todos os estudantes que tenham dificuldades de aprendizagem.
( ) Contemple possibilidades de complementar, adequar e suplementar o currículo, sempre que necessário.
( ) Se configure instrumento de planejamento das ações e avaliação do trabalho da equipe sendo eficiente documento de referência, norteador e regulador de experiências e ações pedagógicas.
Marque a sequência correta:
V, V, V, V, F
V, V, F, V, F
V, V, F, F, F
V, V, V, V, V
V, V, F, V, V
Conforme apresentado no capítulo em estudo, organizar um espaço educativo inclusivo para o estudante com Deficiência Intelectual demanda um trabalho articulado entre toda a comunidade escolar, para favorecer a inclusão com aprendizado e participação, tornando as informações e conhecimentos acessíveis. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:
I – O professor ele deve direcionar seu trabalho para as consequências da deficiência, para as barreiras do contexto e para os processos compensatórios em um trabalho centrado não na deficiência, mas nos desafios que dela surgem.
II – O trabalho pedagógico precisa priorizar e conferir esforços nas habilidades e potenciais do funcionamento cognitivo do estudante, de modo que as escolhas didáticas e pedagógicas percebam e eliminem as barreiras impostas pelo contexto.
III – A prática educacional se restringe a adequações curriculares, redução dos conteúdos, simplificações e facilitações de métodos e técnicas.
IV – Priorizar o acesso ao conhecimento por meio de recursos, flexibilizações e adequações que tornem os conteúdos e as atividades significativas e motivadoras.
V – O professor precisa conhecer o estudante, considerá-lo integralmente, compreender de que forma as mediações influenciam seu potencial intelectual, analisar e organizar recursos adequados, propor caminhos alternativos.
Marque a sequência de alternativas corretas:
I, II, III, IV e V
IV e V apenas
I, II, IV e V apenas
I, II, e V apenas
I, II e III apenas
Conforme estudamos, é preciso reconhecer as especificidades da deficiência visual, sua conceituação e sua caracterização. Assim, poderemos avançar no sentido de perceber as demandas do contexto escolar, sua configuração e quais as reais necessidades de reorganização de seus procedimentos e técnicas, adequações e flexibilizações para inclusão escolar desse público. Sobre a conceituação e a caracterização da deficiência visual:
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão e inclui dois grupos de condições distintas: cegueira e baixa visão.
( ) A cegueira é uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente.
( ) A cegueira pode ocorrer desde o nascimento (cegueira congênita), ou posteriormente (cegueira adventícia, usualmente conhecida como adquirida) em decorrência de causas orgânicas ou acidentais.
( ) A baixa visão caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual em ambos os olhos que não pode ser sanado com o uso de óculos convencionais, lentes de contato ou cirurgias oftalmológicas.
( ) A baixa visão corresponde à acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no olho de melhor visão e com a melhor correção óptica. Considera-se também baixa visão quando a medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60 graus ou ainda quando ocorrer simultaneamente quaisquer condições anteriores.
Marque a sequência correta:
V, V, V, V, F
V, F, V, V, V
V, F, F, V, V
V, V, V, V, V
F, F, V, V, V
De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 no art. 2º:
Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educativas especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos (BRASIL, 2001b).
É correto afirmar que:
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que a Educação Especial deve cumprir com a escolarização em seus espaços escolares com a oferta de recursos humanos, materiais e financeiros para estudantes com necessidades educativas especiais.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende a Educação Especial como sistema educacional com proposta pedagógica própria para estudantes com deficiência.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que os sistemas de ensino devem garantir a modalidade de Educação Especial em seus espaços escolares com a oferta de recursos humanos, materiais e financeiros para viabilizar e sustentar o processo de construção da educação inclusiva desse público.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende a Educação Especial como centros de apoio equipados com recursos e serviços educacionais para estudantes com necessidades educativas especiais.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que a Educação Especial deve garantir o aprendizado e desenvolvimento, conforme currículo próprio, aos estudantes com necessidades educativas especiais.
Pensar a inclusão escolas de estudantes com Altas Habilidades e/ou Superdotação requer promover adequações e flexibilizações, acionar a complexa cadeia das funções mentais superiores, embasando-se nas várias inteligências propostas por Gardner. Howard Gardner (1995), durante todo o seu estudo sobre as múltiplas inteligências, identificou oito tipos, dentre eles:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) Inteligência linguística: envolve a sensibilidade para a língua falada e escrita, a habilidade de aprender línguas e a capacidade de usar a língua para atingir certos objetivos.
( ) Inteligência lógico-matemática: envolve potencial de reconhecer e manipular os padrões do espaço, aqueles usados por navegadores e pilotos, bem como os padrões de áreas mais confinadas, como os que são importantes para escultores, cirurgiões, jogadores de xadrez etc.
( ) Inteligência corporal-cinestésica: as pessoas que desenvolvem esta inteligência se expressam pelo movimento, têm bom sentido de equilíbrio e coordenação motora e lembram e processam as informações por meio da interação com o entorno espacial.
( ) Inteligência naturalística: habilidades de perceber padrões complexos no ambiente natural, pensam e preocupam-se com as consequências ecológicas de suas ações e dos outros; gostam de ter e cuidar de animais; de plantar e cuidar de plantas.
( ) Inteligência interpessoal: envolve a capacidade de a pessoa se conhecer, incluindo aí os próprios desejos, medos e capacidade e de usar estas informações com eficiência para regular a própria vida.
Marque a sequência correta:
V, V, V, V, F
V, V, F, V, F
V, V, F, F, F
V, V, V, V, V
V, V, F, V, V
Conforme apresentado no capítulo em estudo, organizar um espaço educativo inclusivo para o estudante com Deficiência Intelectual demanda um trabalho articulado entre toda a comunidade escolar, para favorecer a inclusão com aprendizado e participação, tornando as informações e conhecimentos acessíveis. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:
I – O professor ele deve direcionar seu trabalho para as consequências da deficiência, para as barreiras do contexto e para os processos compensatórios em um trabalho centrado não na deficiência, mas nos desafios que dela surgem.
II – O trabalho pedagógico precisa priorizar e conferir esforços nas habilidades e potenciais do funcionamento cognitivo do estudante, de modo que as escolhas didáticas e pedagógicas percebam e eliminem as barreiras impostas pelo contexto.
III – A prática educacional se restringe a adequações curriculares, redução dos conteúdos, simplificações e facilitações de métodos e técnicas.
IV – Priorizar o acesso ao conhecimento por meio de recursos, flexibilizações e adequações que tornem os conteúdos e as atividades significativas e motivadoras.
V – O professor precisa conhecer o estudante, considerá-lo integralmente, compreender de que forma as mediações influenciam seu potencial intelectual, analisar e organizar recursos adequados, propor caminhos alternativos.
Marque a sequência de alternativas corretas:
I, II, III, IV e V
IV e V apenas
I, II, IV e V apenas
I, II, e V apenas
I, II e III apenas
Conforme estudamos, é preciso reconhecer as especificidades da deficiência visual, sua conceituação e sua caracterização. Assim, poderemos avançar no sentido de perceber as demandas do contexto escolar, sua configuração e quais as reais necessidades de reorganização de seus procedimentos e técnicas, adequações e flexibilizações para inclusão escolar desse público. Sobre a conceituação e a caracterização da deficiência visual:
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão e inclui dois grupos de condições distintas: cegueira e baixa visão.
( ) A cegueira é uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente.
( ) A cegueira pode ocorrer desde o nascimento (cegueira congênita), ou posteriormente (cegueira adventícia, usualmente conhecida como adquirida) em decorrência de causas orgânicas ou acidentais.
( ) A baixa visão caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual em ambos os olhos que não pode ser sanado com o uso de óculos convencionais, lentes de contato ou cirurgias oftalmológicas.
( ) A baixa visão corresponde à acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no olho de melhor visão e com a melhor correção óptica. Considera-se também baixa visão quando a medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60 graus ou ainda quando ocorrer simultaneamente quaisquer condições anteriores.
Marque a sequência correta:
V, V, V, V, F
V, F, V, V, V
V, F, F, V, V
V, V, V, V, V
F, F, V, V, V
De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 no art. 2º:
Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educativas especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos (BRASIL, 2001b).
É correto afirmar que:
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que a Educação Especial deve cumprir com a escolarização em seus espaços escolares com a oferta de recursos humanos, materiais e financeiros para estudantes com necessidades educativas especiais.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende a Educação Especial como sistema educacional com proposta pedagógica própria para estudantes com deficiência.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que os sistemas de ensino devem garantir a modalidade de Educação Especial em seus espaços escolares com a oferta de recursos humanos, materiais e financeiros para viabilizar e sustentar o processo de construção da educação inclusiva desse público.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende a Educação Especial como centros de apoio equipados com recursos e serviços educacionais para estudantes com necessidades educativas especiais.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que a Educação Especial deve garantir o aprendizado e desenvolvimento, conforme currículo próprio, aos estudantes com necessidades educativas especiais.
Pensar a inclusão escolas de estudantes com Altas Habilidades e/ou Superdotação requer promover adequações e flexibilizações, acionar a complexa cadeia das funções mentais superiores, embasando-se nas várias inteligências propostas por Gardner. Howard Gardner (1995), durante todo o seu estudo sobre as múltiplas inteligências, identificou oito tipos, dentre eles:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) Inteligência linguística: envolve a sensibilidade para a língua falada e escrita, a habilidade de aprender línguas e a capacidade de usar a língua para atingir certos objetivos.
( ) Inteligência lógico-matemática: envolve potencial de reconhecer e manipular os padrões do espaço, aqueles usados por navegadores e pilotos, bem como os padrões de áreas mais confinadas, como os que são importantes para escultores, cirurgiões, jogadores de xadrez etc.
( ) Inteligência corporal-cinestésica: as pessoas que desenvolvem esta inteligência se expressam pelo movimento, têm bom sentido de equilíbrio e coordenação motora e lembram e processam as informações por meio da interação com o entorno espacial.
( ) Inteligência naturalística: habilidades de perceber padrões complexos no ambiente natural, pensam e preocupam-se com as consequências ecológicas de suas ações e dos outros; gostam de ter e cuidar de animais; de plantar e cuidar de plantas.
( ) Inteligência interpessoal: envolve a capacidade de a pessoa se conhecer, incluindo aí os próprios desejos, medos e capacidade e de usar estas informações com eficiência para regular a própria vida.
Marque a sequência correta:
I, II, III, IV e V
IV e V apenas
I, II, IV e V apenas
I, II, e V apenas
I, II e III apenas
Conforme estudamos, é preciso reconhecer as especificidades da deficiência visual, sua conceituação e sua caracterização. Assim, poderemos avançar no sentido de perceber as demandas do contexto escolar, sua configuração e quais as reais necessidades de reorganização de seus procedimentos e técnicas, adequações e flexibilizações para inclusão escolar desse público. Sobre a conceituação e a caracterização da deficiência visual:
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) A deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão e inclui dois grupos de condições distintas: cegueira e baixa visão.
( ) A cegueira é uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente.
( ) A cegueira pode ocorrer desde o nascimento (cegueira congênita), ou posteriormente (cegueira adventícia, usualmente conhecida como adquirida) em decorrência de causas orgânicas ou acidentais.
( ) A baixa visão caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual em ambos os olhos que não pode ser sanado com o uso de óculos convencionais, lentes de contato ou cirurgias oftalmológicas.
( ) A baixa visão corresponde à acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no olho de melhor visão e com a melhor correção óptica. Considera-se também baixa visão quando a medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60 graus ou ainda quando ocorrer simultaneamente quaisquer condições anteriores.
Marque a sequência correta:
V, V, V, V, F
V, F, V, V, V
V, F, F, V, V
V, V, V, V, V
F, F, V, V, V
De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 no art. 2º:
Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educativas especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos (BRASIL, 2001b).
É correto afirmar que:
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que a Educação Especial deve cumprir com a escolarização em seus espaços escolares com a oferta de recursos humanos, materiais e financeiros para estudantes com necessidades educativas especiais.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende a Educação Especial como sistema educacional com proposta pedagógica própria para estudantes com deficiência.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que os sistemas de ensino devem garantir a modalidade de Educação Especial em seus espaços escolares com a oferta de recursos humanos, materiais e financeiros para viabilizar e sustentar o processo de construção da educação inclusiva desse público.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende a Educação Especial como centros de apoio equipados com recursos e serviços educacionais para estudantes com necessidades educativas especiais.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que a Educação Especial deve garantir o aprendizado e desenvolvimento, conforme currículo próprio, aos estudantes com necessidades educativas especiais.
Pensar a inclusão escolas de estudantes com Altas Habilidades e/ou Superdotação requer promover adequações e flexibilizações, acionar a complexa cadeia das funções mentais superiores, embasando-se nas várias inteligências propostas por Gardner. Howard Gardner (1995), durante todo o seu estudo sobre as múltiplas inteligências, identificou oito tipos, dentre eles:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) Inteligência linguística: envolve a sensibilidade para a língua falada e escrita, a habilidade de aprender línguas e a capacidade de usar a língua para atingir certos objetivos.
( ) Inteligência lógico-matemática: envolve potencial de reconhecer e manipular os padrões do espaço, aqueles usados por navegadores e pilotos, bem como os padrões de áreas mais confinadas, como os que são importantes para escultores, cirurgiões, jogadores de xadrez etc.
( ) Inteligência corporal-cinestésica: as pessoas que desenvolvem esta inteligência se expressam pelo movimento, têm bom sentido de equilíbrio e coordenação motora e lembram e processam as informações por meio da interação com o entorno espacial.
( ) Inteligência naturalística: habilidades de perceber padrões complexos no ambiente natural, pensam e preocupam-se com as consequências ecológicas de suas ações e dos outros; gostam de ter e cuidar de animais; de plantar e cuidar de plantas.
( ) Inteligência interpessoal: envolve a capacidade de a pessoa se conhecer, incluindo aí os próprios desejos, medos e capacidade e de usar estas informações com eficiência para regular a própria vida.
Marque a sequência correta:
V, V, V, V, F
V, F, V, V, V
V, F, F, V, V
V, V, V, V, V
F, F, V, V, V
De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 no art. 2º:
Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educativas especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos (BRASIL, 2001b).
É correto afirmar que:
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que a Educação Especial deve cumprir com a escolarização em seus espaços escolares com a oferta de recursos humanos, materiais e financeiros para estudantes com necessidades educativas especiais.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende a Educação Especial como sistema educacional com proposta pedagógica própria para estudantes com deficiência.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que os sistemas de ensino devem garantir a modalidade de Educação Especial em seus espaços escolares com a oferta de recursos humanos, materiais e financeiros para viabilizar e sustentar o processo de construção da educação inclusiva desse público.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende a Educação Especial como centros de apoio equipados com recursos e serviços educacionais para estudantes com necessidades educativas especiais.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que a Educação Especial deve garantir o aprendizado e desenvolvimento, conforme currículo próprio, aos estudantes com necessidades educativas especiais.
Pensar a inclusão escolas de estudantes com Altas Habilidades e/ou Superdotação requer promover adequações e flexibilizações, acionar a complexa cadeia das funções mentais superiores, embasando-se nas várias inteligências propostas por Gardner. Howard Gardner (1995), durante todo o seu estudo sobre as múltiplas inteligências, identificou oito tipos, dentre eles:
Marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas Falsas:
( ) Inteligência linguística: envolve a sensibilidade para a língua falada e escrita, a habilidade de aprender línguas e a capacidade de usar a língua para atingir certos objetivos.
( ) Inteligência lógico-matemática: envolve potencial de reconhecer e manipular os padrões do espaço, aqueles usados por navegadores e pilotos, bem como os padrões de áreas mais confinadas, como os que são importantes para escultores, cirurgiões, jogadores de xadrez etc.
( ) Inteligência corporal-cinestésica: as pessoas que desenvolvem esta inteligência se expressam pelo movimento, têm bom sentido de equilíbrio e coordenação motora e lembram e processam as informações por meio da interação com o entorno espacial.
( ) Inteligência naturalística: habilidades de perceber padrões complexos no ambiente natural, pensam e preocupam-se com as consequências ecológicas de suas ações e dos outros; gostam de ter e cuidar de animais; de plantar e cuidar de plantas.
( ) Inteligência interpessoal: envolve a capacidade de a pessoa se conhecer, incluindo aí os próprios desejos, medos e capacidade e de usar estas informações com eficiência para regular a própria vida.
Marque a sequência correta:
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que a Educação Especial deve cumprir com a escolarização em seus espaços escolares com a oferta de recursos humanos, materiais e financeiros para estudantes com necessidades educativas especiais.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende a Educação Especial como sistema educacional com proposta pedagógica própria para estudantes com deficiência.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que os sistemas de ensino devem garantir a modalidade de Educação Especial em seus espaços escolares com a oferta de recursos humanos, materiais e financeiros para viabilizar e sustentar o processo de construção da educação inclusiva desse público.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende a Educação Especial como centros de apoio equipados com recursos e serviços educacionais para estudantes com necessidades educativas especiais.
A Resolução CNE/CEB nº. 2/2001 compreende que a Educação Especial deve garantir o aprendizado e desenvolvimento, conforme currículo próprio, aos estudantes com necessidades educativas especiais.